Guia Definitivo: WhatsApp para empresas

Você já deve saber a importância de utilizar WhatsApp para negócios. Mas será que você possui uma boa estratégia ou sabe como melhorá-la? Em um contexto em que cada vez mais empresas vem se valendo dessa ferramenta, essa é uma pergunta que faz todo o sentido. Afinal, é normal que quem esteja explorando as possibilidades desse recurso não tenha conhecimento de algumas funcionalidades e estratégias fundamentais.

Pensando em trazer os melhores esclarecimentos sobre todos esses pontos, preparamos um guia sobre como utilizar o WhatsApp a favor de seu negócio. Falaremos sobre como estruturar um atendimento eficiente, sobre campanhas de marketing, de estratégias para vendas e atendimento. 

Definindo Estratégia

O primeiro passo é definir para qual fim você irá utilizar o WhatsApp na sua empresa, será para vendas? Suporte ao cliente? Canal para dúvidas / atendimento básico? Ou todas as opções?

É fundamental ter em mente o que faz sentido de acordo com o seu modelo de negócio e público alvo. Só assim você conseguirá investir de forma assertiva. Por exemplo, se o seu público são produtores rurais de pequenas propriedades, talvez WhatsApp não seja o seu principal canal para vendas. 

Automações

WhatsApp Business possui algumas funcionalidades para empresas, uma delas é a automação. Com isso você consegue configurar mensagens de saudação e para quando estiver fora do horário de funcionamento. Assim, facilita para seu cliente, pois caso ele mande uma mensagem fora do horário de atendimento, será informado que a empresa não atende naquele período.

Além disso, com uso de plataformas externas como Iterup, permitem a criação de chatbots muito mais completo. O que é ideal para uma estratégia mista onde você faz o primeiro atendimento com um chatbot e logo em seguida direciona para um atendente. Isso é bom, pois poupará tempo da sua equipe, o que para empresas com poucos colaboradores é vital, e poderão concentrar em atividades como fechar vendas ou fazer um acompanhamento de um cliente.

Marketing pelo WhatsApp

Para uma boa estratégia de marketing digital não podemos deixar de fora o WhatsApp. Lista de transmissão é um recurso nativo do WhatsApp que pode trazer bons resultados para pequenas empresas. Uma vez que ela é limitada à 256 contatos por lista e eles precisam ter o seu número salvo no WhatsApp.

Use com moderação o envio de mensagens pelo WhatsApp, caso esteja enviado mensagens em massa para pessoas que nunca interagiram com sua empresa isso poderá acarretar no banimento da sua conta.

Para tornar escalável a sua estratégia de marketing é preciso utilizar canais auxiliares como Facebook Ads e Linkedin Ads, fazendo campanhas e direcionando-as diretamente para o seu número de WhatsApp. Dessa forma você consegue atingir milhares de potenciais clientes que precisarão de apenas um clique para falar com sua empresa. Para direcionar campanhas para seu WhatsApp basta colocar a URL de destino como https://wa.me/55999999999 com seu número.

WhatsApp para Vendas

Mensagens automáticas podem beneficiar e muito o seu negócio quando se fala em vendas, principalmente por sua equipe ganhar mais tempo. Entretanto, não é a única funcionalidade para tornar o seu WhatsApp Profissional e 100% eficiente. 

Existem outras funções como:

  • Etiquetas que permitem categorizar as suas conversas
  • Estatísticas com quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, mensagens rápidas,
  • Respostas rápidas que são atalhos no teclado para mensagens que são enviadas com frequência.
  • Catálogo onde você pode adicionar imagens, preços, descrição e links de produtos e enviar de forma rápida aos seus clientes 

Para o máximo desempenho é importante utilizar um CRM (Customer Relationship Manager) que são ferramentas para gerenciar o relacionamento com seus clientes, suas negócios, funil de vendas, histórico do cliente e muitas outras coisas. 

Ao integrar e registrar as negociações que estão acontecendo no seu WhatsApp ao CRM você consegue um gerenciamento muito maior de qual etapa da venda o seu cliente está, quantas vendas estão sendo feitas pelo seu WhatsApp, qual é o vendedor que está com melhor desempenho. Alguns exemplos de CRMs são PipedrivePiperun e Nectar

WhatsApp para Suporte e Atendimento

Uma das partes mais importantes do processo de vendas é o pós venda e atendimento aos clientes. Ter um cliente satisfeito, que utilize seu produto por muito tempo e recomende-o, é tão importante quanto vender. 

Com o SAC 2.0 os clientes têm exigido um suporte cada vez mais rápido e fácil, no sentido de encontrar uma forma de falar com sua empresa e sanar as dúvidas sobre o seu produto. 

Como você já deve imaginar o WhatsApp Business é a ferramenta ideal para ser um canal de atendimento, já que normalmente é de fácil acesso para todos. 

Nesse sentido, o uso de chatbot, etiquetas são fundamentais para prestar um atendimento eficiente. Também, é importante que seja claro ao seu cliente por qual número ele pode falar com sua empresa e se ele acessa uma plataforma, por exemplo, colocar um widget para que ele com poucos cliques consiga falar com você. Nesse caso a lei do mínimo esforço se aplica, já que todos queremos resolver de forma rápida e fácil nossos problemas ou dúvidas.

Conclusão sobre WhatsApp para Empresas

Nesse contexto, ter um perfil no WhatsApp para empresas é um grande diferencial em relação aos seus concorrentes. 

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta para a comunicação da sua empresa, sendo importante realizar testes com frequência para entender qual estratégia será mais adequada para a seu negócio.

Podemos ir além do que comentamos, é possível transformar o seu WhatsApp no coração da sua comunicação. Com o Polichat você pode colocar vários atendentes no mesmo número de WhatsApp, extrair relatórios e acompanhar em tempo real o que está sendo falado pela sua equipe. Teste grátis e veja na prática como será eficiente para seu negócio. Você vai se surpreender!

Esperamos que tenha entendido como usar WhatsApp para negócios. Aprenda também sobre a importância de uma estratégia omnichannel para sua empresa

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