banimento do seu número de WhatsApp
O banimento do WhatsApp impacta negativamente o crescimento do negócio no meio digital.

O WhatsApp surgiu no ano de 2009 e desde então, o aplicativo de mensagens ganhou o gosto popular e hoje ele está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Porém, o que muita gente não sabe é que é preciso se atentar ao uso a fim de evitar o banimento do número de WhatsApp.

Com a pandemia, a utilização dessa ferramenta ficou ainda mais intensa. Sendo assim, o WhatsApp é um dos principais canais de comunicação entre clientes e instituições. 

Sabendo disso, queremos te fazer uma pergunta: você já imaginou ter o número de WhatsApp banido e ficar sem utilizar a ferramenta? 

É assustador só de imaginar, não é mesmo? Por isso, neste post você vai conferir algumas práticas que podem provocar o banimento do seu número de WhatsApp e, como bônus, trouxemos uma solução que vai livrar o número da sua empresa desse problema! Boa leitura.

O que é banimento no WhatsApp?

Ter o banimento do seu número de WhatsApp nada mais é do que a suspensão da conta, de forma temporária ou permanente. Essa categorização muda de acordo com a avaliação da empresa sobre o termo descumprido.  

Esse problema é capaz de provocar uma imensa crise de imagem para as marcas, pois, além de perder vendas, a mesma também perde credibilidade perante o cliente. 

Portanto, se você utiliza o Whatsapp para empresas, saiba que o uso incorreto através da violação das políticas e diretrizes da ferramenta pode impactar negativamente no crescimento do seu negócio. 

Centralize o atendimento dos seus canais digitais com uma plataforma completa.

Teste a Poli por 7 dias grátis!

Quais são as causas do banimento no número de WhatsApp?

Existem diversos tipos de causas que podem levar ao banimento da sua conta no WhatsApp para empresas, neste artigo vamos listar algumas das principais causas de banimento que podem trazer sérios prejuízos ao seu negócio. Confira!

1 – Conteúdo impróprio 

Você tem o costume de encaminhar diversas mensagens no WhatsApp? Tome cuidado! 

A ferramenta passa por constantes monitoramentos, por isso, além de se preocupar com o volume de mensagens enviadas, você também precisa ter cuidado com o conteúdo das mensagens. 

Informações falsas, caluniosas, desrespeitosas ou que firam a integridade física e moral de alguém ou de alguma instituição são algumas ações que não devem fazer parte da sua comunicação pela ferramenta.

2 – Conta bloqueada com frequência

O bloqueio da sua conta é feito com frequência? Este é um outro ponto de alerta para que a equipe técnica do WhatsApp desative a sua conta.

Isso acontece porque o sistema entende que o envio de mensagens da sua conta incomoda os demais usuários. Uma recomendação é evitar o envio de conteúdos desnecessários em grupos com um número grande de usuários, por exemplo. 

3 – O uso de ferramentas não oficiais

Existem usuários utilizando versões como WhatsApp Plus, WhatsDog, WhatsApp GB, entre outros, que são ferramentas não oficiais e podem gerar muitos danos para sua conta. Uma vez que essas ferramentas não seguem nenhum dos termos de serviço do WhatsApp Oficial.

Além disso, o vazamento das mensagens que circulam por essas versões pode gerar dor de cabeça para o seu negócio e também para os seus clientes.

4 – Venda de produtos não autorizados

Utilizar o WhatsApp para fins comerciais facilita, e muito, a compra e venda de diferentes produtos e serviços.

Porém, nem todos os itens qpodem ser comercializados por lá. Portanto, fique atento a quais produtos podem ter sua venda realizada para evitar o banimento do seu número de WhatsApp.

Além dos ilegais, como drogas, por exemplo, a ferramenta não permite a comercialização de itens de tabacaria, bebidas alcoólicas, alimentos suplementares de risco, entre outros. 

Para conferir a lista completa de produtos que não possuem a sua venda autorizada pelo app, clique aqui. 

5 – Não pedir o consentimento de comunicação

Para iniciar uma conversa com um possível cliente pelo WhatsApp é necessário obter o seu consentimento através do opt-in, que nada mais é uma autorização enviada aos usuários para que eles autorizem receber mensagens da sua empresa pelo WhatsApp.

Sem essa autorização, aumentam as chances da sua conta empresarial do WhatsApp ser banida, já que não irá seguir os parâmetros exigidos pela ferramenta e iniciar conversas com cliente que realmente tenham consentido com isso. 

Além do opt-in, é importante inserir o opt-out, que dá direito ao usuário escolher quando não quer mais receber suas notificações. 

Tanto a conta pessoal quanto a versão do aplicativo para empresas podem ser banidas ou bloqueadas. 

Portanto, evitando as práticas citadas acima você conseguirá resguardar seu número e não sofrer com banimentos. 

WhatsApp para empresas banido: o que fazer?

Está tendo banimentos com frequência? A principal dica é avaliar como estão ocorrendo os processos de comunicação com seus clientes pelo aplicativo. 

Enquanto nos banimentos temporários é possível recuperar a conta após o tempo de bloqueio estipulado pela ferramenta, na suspensão do número de WhatsApp é necessário entrar em contato com o suporte para entender quais regras foram violadas. 

Caso tenha sido banido por engano e acredite que não tenha realizado nenhuma ação que violasse os termos de uso, também pode entrar em contato com o suporte para recorrer e recuperar a sua conta. 

Evite o banimento da sua conta empresarial de WhatsApp com a Poli

Saiba que apostar em uma solução mais adequada para seu atendimento digital pode ser o que faltava para evitar este problema? 

Através do WhatsApp Business API Oficial, é possível configurar informações do seu negócio, assim como na versão Business, porém você também tem à disposição chatbots e mais de um usuário atendendo na mesma conta. 

Proporcionando mais funcionalidades, a versão API Oficial permite que você unifique seus canais digitais e facilite a comunicação entre marca e cliente. 

Assim, seu negócio põe em ação a estratégia omnichannel e se destaca da concorrência. Fala aí, é ou não é uma maravilha? 

E nós podemos te auxiliar com isso! Somos integrados a API Oficial e estamos aptos para implementar este serviço de maneira segura e eficiente em seu negócio. Além de contar com as funcionalidades de uma API Oficial, você pode integrá-la a uma plataforma de atendimento e alavancar a comunicação com seus clientes.

Quer conferir mais detalhes?  Teste a plataforma Poli gratuitamente por 7 dias e alavanque o atendimento da sua empresa!

Aumente seu ticket médio em até 60% com a Poli!