Entender como os consumidores digitais se comportam e quais etapas costumam seguir ao longo do processo de compra de um produto ou serviço é fundamental para que as empresas consigam colocar em ação estratégias para aprimorar as vendas. Sendo assim, acompanhar a jornada de compra do cliente se torna um elemento essencial para abordagens cada vez mais eficazes. 

Seu negócio está sabendo olhar para cada etapa da jornada de compra com atenção? Afinal, ao compreender a forma como seus clientes em potencial interagem com a sua marca ao longo de cada estágio, você pode criar estratégias de marketing mais direcionadas e influenciar os consumidores de maneira significativa.

Quer saber mais detalhes sobre o que é a jornada de compra do cliente e como utilizá-la para impulsionar as vendas online do seu negócio? Então, prossiga com a leitura deste conteúdo!  

O que é jornada de compra do cliente?

A jornada de compra do consumidor nada mais é do que o trajeto que ele costuma percorrer para comprar um determinado produto ou serviço.

Os hábitos dos consumidores mudaram bastante ao longo do tempo com o avanço da tecnologia e, principalmente, com a internet. Se antigamente era comum realizar compras em lojas físicas, hoje o cenário é bem diferente. Claro que as lojas físicas não deixaram de existir, mas se torna muito mais fácil e cômodo realizar compras através da internet. 

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Afinal, em poucos cliques você pode ter acesso a diversas informações, análises, recomendações e sugestões dos mais variados tipos de produtos e serviços. E ainda, realizar a compra sem precisar sair de casa, o que acaba economizando tempo e esforço.

Porém, toda essa mudança no comportamento do consumidor fez com que as empresas se adaptassem ao mundo digital, implementando estratégias para alcançar novos públicos e garantir a competitividade e a relevância contínua do negócio. E é aí que entra o estudo das fases da jornada de compra do cliente.

Quais são as etapas da jornada de compra do cliente? 

Sendo dividas em 4 etapas, a jornada de compra segue um padrão que engloba diferentes momentos-chave do processo de tomada de decisão dos consumidores. Essas etapas são: 

Vale ressaltar que a jornada de compra do consumidor pode variar dependendo do tipo de produto ou serviço, do nicho de atuação da marca e até mesmo das preferências de cada público-alvo. Por isso, é importante entender quem é o seu perfil de cliente ideal a fim de criar estratégias de marketing e vendas mais alinhadas com as necessidades do seu público. 

Além disso, a jornada também pode incluir etapas que olham para o momento do pós-venda, onde se torna possível colocar em prática estratégias que visam atuar na fidelização e satisfação do cliente de maneira contínua e a longo prazo. 

Como mapear a jornada de compra do seu cliente? 

Citamos anteriormente que é importante entender quem é o seu público-alvo para colocar em prática estratégias de marketing e vendas mais assertivas. Porém, temos algumas outras dicas que podem ser úteis para mapear a jornada de compra com mais precisão. Confira!

Defina personas

Enquanto a definição de público-alvo é mais ampla, as personas são representações fictícias e detalhadas de segmentos específicos dentro do seu público-alvo. Sendo assim, elas podem trazer informações e características mais próximas da realidade sobre o seu tipo de cliente ideal. 

Realize pesquisas com sua base de clientes

Nada melhor do que a perspectiva do próprio cliente para trazer informações sobre a sua jornada de compra. Seja através de um feedback após a compra, uma pesquisa de satisfação sobre a experiência do atendimento, da qualidade do produto ou serviço ou até mesmo do processo de entrega. 

Através das pesquisas, se torna possível identificar o que acontece em cada etapa, entender o que os clientes estão buscando e implementar melhorias de acordo com suas expectativas. 

Crie conteúdos específicos para cada etapa da jornada

Se em cada etapa o consumidor vai adquirindo mais consciência a respeito das suas necessidades e dores, as estratégias de marketing devem acompanhar essa evolução. 

Webinars, e-books, posts no Instagram e em demais canais digitais, conteúdos de blog, e-mail marketing e outras diversas estratégias disponíveis no marketing digital podem ser aplicados em todas as fases da jornada de compra. O que difere é a maneira como são abordados em cada estágio, com o intuito de construir uma trajetória contínua de aprendizado e de despertar o interesse gradual nos potenciais clientes.

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A plataforma de gestão de atendimento da Poli oferece soluções específicas para tornar a jornada de compra ainda mais eficiente e ágil. Além de atender seus clientes do Instagram, WhatsApp, Facebook e chat do site em um único lugar, a Poli permite implementar chatbots para otimizar o processo de atendimento e automatizar respostas para perguntas frequentes. 

Outro ponto de destaque é que a nossa ferramenta é ideal para que gestores acompanhem em tempo real o desempenho da equipe de atendimento, analisando métricas relevantes, como o tempo médio de resposta

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