As vendas pelo WhatsApp se tornaram uma estratégia cada vez mais popular para impulsionar negócios. A facilidade e agilidade na comunicação são pontos de destaque e que tornam esta ferramenta de mensageria em uma grande aliada na hora de conversar e vender para possíveis clientes.

Mas antes de sair utilizando a sua conta pessoal do aplicativo para conversar com a sua base de clientes, saiba que é importante entender quais são as melhores práticas a fim de garantir o sucesso nas vendas e alavancar suas oportunidades de negócio.  

Por isso, neste artigo, vamos apresentar, além dos benefícios de contar com o WhatsApp para vender produtos e serviços, algumas dicas valiosas para você aproveitar ao máximo essa ferramenta de maneira profissional e eficaz.

Continue lendo e descubra como alcançar resultados incríveis em suas próximas vendas através deste canal digital!

Vendas pelo WhatsApp e seu grande potencial

Todo mundo já sabe que o WhatsApp é o queridinho da vez. Além de ser utilizado para conversas cotidianas, também serve para estreitar laços entre marcas e clientes, servindo como uma grande oportunidade não só para vender para clientes em potencial, como também fidelizar os já existentes através de estratégias que estimulam o engajamento da base. 

De acordo com dados divulgados em 2023 pelo Opinion Box, empresa de tecnologia referência em pesquisa de mercado e customer experience, 79% das pessoas entrevistadas afirmam que se comunicam com marcas e empresas através do WhatsApp. 

Além disso, dentre as finalidades que elas consideram adequadas para se comunicar com empresas pelo WhatsApp estão no top 4 as seguintes:

Sendo assim, não restam dúvidas de que vender pelo WhatsApp pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar o seu negócio no meio digital. 

Portanto, prossiga com a leitura para conferir alguns dos principais benefícios de investir no uso do app de mensagens para alavancar suas vendas. 

3 benefícios de vender pelo WhatsApp

Com o WhatsApp Business é possível ter funcionalidades específicas para empresas que desejam se relacionar com seus clientes de maneira mais profissional e assertiva. Aliás, outras vantagens de utilizar esta ferramenta para impulsionar suas vendas online são: 

Dicas para otimizar suas vendas pelo WhatsApp

Agora que você já entendeu a importância de investir no WhatsApp para fortalecer suas vendas online, chegou o momento de conferir dicas para otimizar sua estratégia de vendas neste aplicativo. Confira!

Crie um perfil comercial

Saiba que não é muito recomendado utilizar o WhatsApp pessoal para conversar com seus clientes. Além de misturar contatos pessoais e profissionais, isso pode transmitir uma imagem pouco profissional para os consumidores que entram em contato com o seu negócio. 

Portanto, crie o perfil da sua empresa no WhatsApp Business e conte com recursos específicos que irão te ajudar a se comunicar melhor com seus clientes. 

Faça a segmentação da sua base

A partir da segmentação da base de clientes é possível criar estratégias mais assertivas para alavancar suas oportunidades de vendas pelo WhatsApp. Muitos consumidores entram em contato, mas não fecham negócio e é aí que você pode personalizar suas abordagens de vendas de acordo com a segmentação criada. 

E para aqueles que já são clientes, a segmentação também é importante para mapear preferências a partir do histórico de compra e elaborar estratégias de comunicação para mantê-los engajados por exemplo. 

Responda com agilidade e assertividade

Oferecer este canal digital para facilitar a jornada de compra dos seus clientes não adianta de nada se o atendimento é demorado. Assim, para oferecer um atendimento pelo WhatsApp mais ágil e eficiente você pode contar com o uso de chatbots, por exemplo, para agilizar o atendimento e fornecer respostas imediatas aos clientes, mesmo fora do horário comercial.

Porém, para utilizar o chatbot é necessário ter a Plataforma do WhatsApp Business (API Oficial). Esta versão aumenta o leque de funcionalidades que tornam o seu atendimento digital ainda mais profissional e eficiente. 

Somente empresas parceiras podem oferecer a API Oficial em suas plataformas. A Poli faz parte desse grupo seleto e disponibiliza as melhores soluções para que Pequenos Negócios elevem o nível de atendimento digital e centralizem a comunicação no WhatsApp, Instagram, Facebook e Webchat. 

Foque na experiência do cliente

Para obter sucesso nas vendas pelo WhatsApp é fundamental investir constantemente na boa experiência do cliente. Além da personalização na comunicação, é necessário não se esquecer do básico: atendimento humanizado, empático e assertivo. 

Depois de fechar vendas, não se esqueça de continuar oferecendo todo o suporte e atendimento para os clientes do pós-venda. Afinal, essa parte é tão importante quanto a venda em si, pois a falta de cuidado em solucionar prontamente possíveis problemas que podem ocorrer pode prejudicar a reputação da empresa.

Viu só como o WhatsApp é um ótimo aliado para impulsionar suas vendas online? Se deseja continuar aprendendo mais sobre o uso deste canal digital, recomendamos a leitura deste artigo “Multiatendimento no WhatsApp: Como implementar?

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