Conectividade e tecnologia andam juntas nos dias de hoje e isso faz com que as empresas estejam sempre à procura de novas estratégias para destacar. Portanto, utilizar o marketing digital para vendas se tornou uma abordagem não apenas vantajosa, mas essencial para o sucesso do negócio.

Neste artigo, você irá entender em mais detalhes como as estratégias de marketing digital podem ser utilizadas para atrair, envolver e converter seu público-alvo e impulsionar suas vendas de maneira significativa. Boa leitura!

Marketing digital e vendas: qual a relação? 

Embora o marketing digital venha ganhando destaque no cenário empresarial, muitas pessoas ainda se perguntam sobre a relação entre as estratégias de marketing digital e as vendas. 

Bom, a grande questão é que o marketing digital serve como um caminho estratégico utilizado para impulsionar as vendas. Não existe uma ferramenta mágica que vai fazer aumentar as suas vendas de forma instantânea. Porém, o marketing digital oferece um conjunto de abordagens que são utilizadas com objetivo de alavancar as vendas. 

Aumente seu ticket médio em até 60% com a Poli!

Assim, quando observamos a jornada de compra que o consumidor digital faz desde o momento de procurar um determinado produto ou serviço até efetuar a sua compra, podemos entender que ele passa por etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.  

E uma estratégia de marketing digital para vendas deve, portanto, considerar essas etapas. Dessa forma, se torna possível criar campanhas que ajudem o consumidor a tomar a melhor decisão de compra.

Vantagens de investir no marketing digital para vendas

Como vimos anteriormente, marketing e vendas caminham juntos e proporcionam diversas vantagens para o seu negócio. Confira abaixo algumas delas:

Geração de leads qualificados: seja através de anúncios pagos ou investindo em estratégias orgânicas, é possível atrair pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços. E que sejam mais propensas a se tornarem clientes reais, levando em consideração o perfil de cliente ideal para o seu negócio. 

Nutrição de leads: nem todos os leads gerados estarão decididos para fechar uma compra, e é aí que entra uma outra vantagem de utilizar o marketing digital para investir no processo de nutrição. Ao fornecer conteúdo relevante, você os mantém engajados, desperta interesse e constrói confiança ao longo do tempo. 

Segmentação e personalização: o marketing digital permite que as empresas criem segmentações e realizem testes para adequar suas campanhas com base em diversos critérios, como: dados demográficos, comportamento e interesses em comum. Isso possibilita criar estratégias mais direcionadas e personalizadas para um público-alvo com maior probabilidade de conversão.

Acompanhamento e mensuração: como em qualquer estratégia, é necessário medir e acompanhar o seu desempenho. E no marketing digital para vendas, essa prática é crucial para saber o que está funcionando ou necessita de ajustes para obter os resultados desejados. 

Integração com a jornada do cliente: utilizar o marketing digital para vendas permite adaptar estratégias de acordo com as etapas da jornada do consumidor. Assim, você pode entregar o conteúdo certo no momento certo, ajudando o cliente em potencial a progredir através do funil de vendas de forma mais eficiente e assertiva. 

Formas de utilizar o marketing digital para vendas

Agora que você já sabe a importância do marketing digital para alavancar suas vendas, chegou o momento de conferir algumas dicas para aprimorar sua estratégia. Confira!

Conheça seu público-alvo

Parece repetitivo, mas é necessário enfatizar a importância de compreender quem são as pessoas que você deseja alcançar com sua estratégia de marketing digital. 

Portanto, cada decisão que você toma deve ser moldada pelas características e necessidades do seu público. Isso não só aumenta a relevância das suas campanhas, mas também aumenta a probabilidade de conversão.

Integre seus canais digitais

Sabia que ao centralizar seus canais de atendimento você aumenta as chances de sucesso das suas estratégias de marketing digital para vendas?

Isso porque quando seus canais digitais estão integrados, permite que seja criada uma experiência de atendimento mais consistente e fluida para o consumidor, além de proporcionar mais organização e eficiência para a equipe de atendimento. 

Com uma plataforma de gestão de atendimento, como a Poli, isso se torna possível. Aproveite para ler mais sobre as vantagens de ter uma plataforma de atendimento neste artigo: “7 motivos para ter uma plataforma de atendimento”.

Crie anúncios que direcionam para o WhatsApp da sua empresa

Se você ainda não conhece os anúncios de clique para WhatsApp, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de levar seus clientes em potencial para iniciar uma conversa diretamente no WhatsApp do seu negócio.

Dessa forma, A pessoa é impactada pelo seu anúncio, se interessa, clica no botão e é direcionada para o WhatsApp comercial da sua empresa. Muito prático, não é mesmo? Isso faz com que a equipe de vendas atenda aquele consumidor interessado com mais agilidade, sem perder o timing e a oportunidade de fechar um negócio.

Por fim, lembre-se que no marketing para vendas também deve ser colocado em prática estratégias de fidelização e satisfação do cliente. Afinal, a venda não deve marcar o fim da jornada do seu cliente, mas sim o início de um relacionamento contínuo e duradouro. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para se inscrever gratuitamente em nossa newsletter, clicando no banner abaixo, e receba em seu e-mail dicas relacionadas sobre marketing, vendas, atendimento digital e muito mais!

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter