Conhecer seu público-alvo e entender seus clientes são pontos cruciais para fazer com que a estratégia de venda seja a mais eficiente possível. Através da segmentação de clientes é possível realizar um filtro da sua base de clientes, de leads e prospects, separando-os por grupos.

Levando em consideração as necessidades do seu negócio, bem como os objetivos de sua estratégia de vendas, os segmentos de clientes podem ser personalizados para atender a esses critérios específicos, facilitando na hora de colocar em ação campanhas de marketing eficazes. 

Para saber mais detalhes, prossiga com a leitura deste conteúdo e entenda o que é a segmentação de clientes, além de conferir algumas das vantagens de colocá-la em prática no seu negócio. Boa leitura!

O que é a segmentação de clientes? 

A partir de um bom critério ao segmentar clientes se torna possível dividir em grupos específicos sua base com a intenção de maximizar os resultados de uma determinada estratégia. 

Com certeza você já deve ter visto falar na segmentação de públicos ao criar anúncios pagos no Facebook ou Instagram, não é mesmo?

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Este é um bom exemplo de como a segmentação pode auxiliar que a sua empresa seja vista por pessoas que têm maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços. E isso é feito levando vários critérios como: idade, localização geográfica, interesses, comportamentos, entre outros. 

Porém, a segmentação não se limita apenas a anúncios pagos e pode ser feita em qualquer outro tipo de estratégia de marketing e vendas

Principais benefícios de fazer a segmentação de clientes

Cada vez mais se mostra essencial que pequenas, médias e grandes empresas apostem na personalização para proporcionar uma boa experiência ao cliente no meio digital. 

De acordo com dados divulgados pela CX Trends de 2023, 59% dos consumidores preferem que as empresas usem os dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas.

Isso mostra a relevância que a coleta de dados e seu uso inteligente podem proporcionar para entender cada vez mais o comportamento e as preferências dos clientes, além de aplicar estratégias mais eficientes. Além disso, outros benefícios da segmentação incluem: 

Otimização da experiência do cliente

Oferecer interações personalizadas e atender às expectativas individuais aumenta as chances de satisfação e fidelização a longo prazo. 

Tomada de decisões embasada em dados

Ao segmentar clientes você obtém dados relevantes que podem tornar a tomada de decisão mais eficiente. É possível identificar tendências, padrões e outras características que dão insights para suas estratégias. 

Eficiência operacional

Direcionar esforços para segmentos mais alinhados com o perfil da empresa evita desperdícios de investimentos, aloca recursos de maneira eficiente e aumenta a probabilidade de engajamento e, consequentemente, conversão.  

Além dos pontos citados acima, a boa segmentação de clientes impacta também na geração de leads mais qualificados e na qualidade do atendimento ao cliente, já que conhecer e entender melhor as necessidades específicas permitem oferecer soluções cada vez mais relevantes e personalizadas ao consumidor.

3 dicas para segmentar clientes 

Sendo uma estratégia essencial para direcionar suas ações em marketing e vendas, para uma segmentação de clientes leve em consideração as dicas que separamos abaixo! 

Planeje e determine seus objetivos

Que tipo de estratégia você quer fazer? Qual resultado deseja obter? Antes mesmo de ir para a segmentação de clientes, é importante planejar e estruturar seus objetivos. 

Escolha seus critérios de segmentação de clientes

Como abordamos anteriormente, existem diversas maneiras de segmentar. Por dados demográficos, por histórico de interações, por canais de comunicação, entre outros. 

Portanto, lembre-se da primeira dica. Tenha um planejamento e responda a duas perguntas: 

Por exemplo: reengajamento de leads que não fecharam negócio.

Por exemplo: o objetivo é despertar o interesse nos leads que mostraram interesse anterior, mas não concluíram a compra. Busca-se aumentar as vendas no mês, convertendo esses leads em clientes ativos.

Assim, ficará mais fácil visualizar quais critérios de segmentação você deve buscar para alcançar esses objetivos. 

No exemplo que demos acima, a segmentação poderia levar em consideração o período desde a última Interação, histórico de interesses para entender por quais produtos ou serviços os leads se interessaram, bem como o motivo do porquê não fecharam negócio. Isso possibilita personalizar a estratégia de comunicação e obter mais assertividade. 

Aprenda a trabalhar com os dados dos clientes

Existem no mercado boas ferramentas de CRM que auxiliam na extração de dados dos clientes. Porém, mais importante do que extraí-los é saber utilizá-los de forma estratégica. 

Sem o devido tratamento e organização desses dados no Excel, por exemplo, a empresa pode perder insights valiosos e não aproveitar todo o potencial que as informações dos clientes podem oferecer.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer as dúvidas em relação a estratégia de segmentação de clientes. 

Lembre-se que a chave para uma segmentação eficiente é o entendimento do comportamento dos clientes, bem como a extração e tratamento correto dos dados coletados. Utilize as informações obtidas a seu favor e impulsione os resultados do seu negócio.

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