O que antes era apenas um aplicativo de mensagem para conversas pessoais com familiares e amigos, com o passar do tempo vem se tornando uma ferramenta com grande potencial para empresas dos mais variados nichos e tamanhos se destacarem no meio digital. 

Assim como o Facebook, Instagram, Telegram e outros diversos canais de mensageria, o WhatsApp também oferece às empresas um meio de comunicação mais direto com o consumidor.

O diferencial que acaba destacando esta ferramenta entre as demais está no seu crescimento de forma exponencial, podendo ser aproveitado pelas empresas que desejam fazer marketing pelo WhatsApp

Ficou curioso(a) para entender mais sobre isso? Confira como utilizar o WhatsApp na estratégia de Marketing da sua empresa e aprimorar a comunicação com clientes. Confira!

Como funciona o marketing pelo WhatsApp? 

Também conhecido como WhatsApp marketing, essa ação visa alavancar as oportunidades de negócio que sua marca pode ter no meio digital, utilizando o app de mensagens como ponto principal. 

Assim, seja para ampliar sua base de contatos, conversar com possíveis clientes, fechar novas vendas e até mesmo trabalhar em estratégias de pós-venda para fidelizar os clientes, a união do WhatsApp com o Marketing Digital pode ser relevante e ajudar empresas que queiram explorar este canal de comunicação para criar campanhas de marketing inovadoras e assertivas para seus consumidores. 

Porém, para colocar em prática as estratégias de marketing pelo WhatsApp é necessário ter a versão empresarial da ferramenta.

Na versão mais utilizada por todos não é possível ter acesso a funcionalidades que permitem uma comunicação efetiva e em grande escala. E muito menos a visualização de dados estatísticos relevantes como a taxa de abertura e rejeição de mensagens, por exemplo.

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Importância do WhatsApp Marketing para o seu negócio

Uma pesquisa realizada em agosto de 2022 pela Mobile Time/Opinion Box, 80% dos usuários entrevistados afirmam que se comunicam com marcas através do WhatsApp. Além disso, 78% preferem utilizar o app de mensagens instantâneas para tirar dúvidas e pedir informações sobre um produto ou serviço.

Esses dados demonstram o quão importante é a relação entre empresas e clientes neste canal de comunicação. Portanto, se faz necessário que as empresas foquem em utilizar o WhatsApp como forma de atrair, reter e fidelizar clientes.

Afinal, como isso é possível? Bom, como em toda estratégia de marketing digital, é necessário planejar suas ações. Ao unir o WhatsApp ao marketing, precisa ter em mente quais são seus objetivos e como será feita a execução para atingi-los.

Então, antes de colocar um botão do WhatsApp em seu site ou em qualquer outro canal digital, pense como você pode utilizar essa ferramenta.

A ideia é utilizá-la de maneira estratégica para alavancar os resultados e melhorar a comunicação com seus consumidores de forma geral. 

Formas de utilizar o WhatsApp marketing

Abaixo, conheça algumas maneiras de usar a estratégia de marketing no WhatsApp para alavancar o reconhecimento do seu negócio e, consequentemente, fechar mais vendas.

Quando falamos na etapa do pós-venda, abordamos a fase de fidelização dos clientes, oferecendo uma comunicação personalizada e mais próxima com aquelas pessoas que podem atuar na recomendação do seu produto ou serviço para a sua rede de amigos e familiares. 

Uma estratégia de marketing pelo WhatsApp pode ajudar nessa fase, já que permite criar ações que acompanhem este consumidor, mesmo após já ter se tornado um cliente.

Por exemplo, envio de promoções e novidades no catálogo são algumas ideias que podem ser colocadas em prática para manter a conexão com o cliente.

Seja para pessoas interessadas em seu produto ou serviço que queiram tirar dúvidas ou até mesmo para quem já é cliente e necessita de ajuda do suporte, o WhatsApp, por estar instalado em cerca de 99% dos smartphones no Brasil, se torna uma ótima opção para quem busca um atendimento ágil e efetivo. 

Além de ajudar no relacionamento com o cliente, a ferramenta pode ser utilizada para quem deseja realizar uma campanha de marketing e divulgar sua marca, produto ou serviço em canais digitais como o Instagram e Facebook. 

Por exemplo, através dos anúncios de clique para WhatsApp se torna possível quebrar a barreira de contato entre cliente e marca.

Assim, seu negócio cria campanhas com um botão que direciona os leads para iniciar uma conversa de forma imediata no app de mensagens. 

3 dicas para suas ações de WhatsApp marketing

Para garantir que o marketing pelo WhatsApp seja um sucesso, confira abaixo algumas dicas que separamos para você colocar em prática em suas futuras estratégias. 

Não seja invasivo 

Propagandas em excesso e contatos sem a devida autorização do usuário são algumas ações de marketing consideradas negativas para a experiência do cliente no WhatsApp. 

Portanto, não seja invasivo em suas comunicações e evite o alto fluxo de publicações. Lembre-se que a ideia é criar um relacionamento com o  consumidor, e não assustá-lo com envio de mensagens o tempo todo, ok? 

Aposte no omnichannel 

Aqui estamos abordando a importância do WhatsApp em suas estratégias de marketing, porém ele não deve ser o único canal utilizado para este fim. 

O omnichannel visa agregar todos os canais de comunicação que uma empresa possui para alavancar as oportunidades de promover seus produtos e serviços. Se tornando possível vender para pessoas interessadas no que você tem a oferecer, seja no Instagram, no Facebook, no WhatsApp ou através do seu site. 

Dessa forma, escolher os canais certos e conectá-los com uma plataforma que possibilite a eficiência e agilidade dessa comunicação, permite que empresas alavanquem suas oportunidades no meio digital.

Analise seus resultados

Como em qualquer estratégia, é muito importante ficar de olho nas métricas e verificar o que funciona e o que pode ser melhorado. 

Para alavancar a performance no seu atendimento digital e impulsionar o fechamento de mais vendas através do marketing pelo WhatsApp, fique de olho nas taxas de abertura, de resposta e até mesmo nas pesquisas de satisfação

Assim, ao observar esses dados, você consegue focar em oferecer melhorias na comunicação com o cliente e proporcionar experiências cada vez mais assertivas.

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Dessa forma, você concentra o atendimento do seu negócio em um único lugar e permitindo o acesso de vários atendentes pelo mesmo número de telefone. 

Assim, sua estratégia omnichannel se torna mais eficiente, já que consegue unir todos os canais de comunicação e focar na experiência do cliente em cada um deles. 

Com a Poli você pode cuidar de toda a jornada de compra do seu consumidor, desde a geração do lead até a sua fidelização, colocando em prática diversas estratégias para aprimorar o relacionamento com seus consumidores.  

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